top of page
Otsuka Sensei.jfif

O Karatê Wadô-Kai e seu Fundador

Mestre Hironori Otsuka, fundador do estilo Wado, nasceu a 1 ° de Junho de 1892 em Ibaragi, Japão Aos seis anos de idade começou a treinar jiu-jutsu sob a orientação do Mestre Tatsusaburo Nakayama, do estilo Shínto Yoshin Ryu, aos 29 anos é graduado mestre e escolhido para ser seu sucessor.

No ano seguinte iniciou na prática do karatê e especializou-se no tratamento de fracturas. Em 1934 funda o Wado Ryu Karatê Jutsu e o Wado Ryu Jutsu Kempo. Seis anos mais tarde acrescentou à suas criações o Karatê Wado Ryu, primeiro estilo verdadeiramente japonês, fundando a organização Wadokai.

Entre outras inovações, criou Jiu-Kumite (combate-livre), através do estabelecimento de métodos de aplicação da técnica aprendidas no treino formal em situações de luta bastante próxima do real. Por suas contribuições às artes marciais foi condecorado, pelo governo japonês, com a quinta ordem do mérito (cordão do sol nascente) e a Federação Internacional de artes Marciais concedeu-lhe o Décimo Dan em karatê-dô, status até então atingido por
Kyuzo Mifune em judô e Hakudo Nakayama em Kendô.

O grande mestre Hironori Otsuka faleceu à 29/01/82 aos 90 anos de idade quando ainda praticava e ensinava o seu belo e popular estilo, já difundido em todo o mundo, principalmente entre os estudantes universitários. Sob o aspecto técnico o Wadô-Ryu se diferencia de outros estilos por apresentar a fusão das técnicas de karatê e jiu-jutsu com a predominância para a utilização de esquivas e nagewaza (projecção) ao invés da defesa por bloqueio direito. O ataque se processa simultaneamente à defesa aprovei¬tando a própria força do adversário de forma a se obter o máximo de eficiência com dispêndeio de energia mínimo. O princípio dos movimentos são em sua essência naturais, já que foram baseados no instinto de defesa do homem.

Saiba mais
Sobre: Sobre
OTSUKA TRAINING DEMONSTRATION.jpg

FUNDAMENTOS DO KARATÊ

O Karatê possui três fundamentos básicos que permeiam a formação do praticante, que são o KIHON, o KATA e o KUMITE.

Para a plena evolução do aluno, seja praticante ou atleta é fundamental que estes três fundamentos sejam realizados durante toda a vida do Karateca.

KIHON - É a prática das técnicas fundamentais sem oponente. Os ataques e as defesas devem ser praticadas regularmente, aplicadas com a máxima concentração e esforço de uma maneira rápida e precisa. Com o tempo, as sessões de kihon permitem ao praticante melhorar a velocidade e a potência de suas técnicas, ao mesmo tempo em que tentam corrigir a respiração, os movimentos de pés e as posturas. As ações se exercitam de forma simétrica, pela direita e pela esquerda, o que leva a um desenvolvimento físico e técnico equilibrado.

KATA - O Kata simula uma luta com a aplicação de todos os fundamentos de defesa e ataque contra adversários imaginários.

KUMITÊ - é a luta propriamente dita. Em sua forma mais básica é combinada (com movimentos predeterminados) entre os lutadores para, posteriormente, após muitos treinos, alcançar o jyu kumite (combate livre ou sem regras). A forma desportiva, ou combate com regras, é conhecida como Shiai-kumite.

Sobre: Bem-vindo
bottom of page